Novamente o Japão sofre a com a ação devastadora da natureza, onde nesta segunda-feira (05/09/11) um Tufão atingiu a região Sul e Oeste do país. Pelo menos 50 pessoas estão desaparecidas e 20 morreram. A tempestade atingiu a ilha de Shikoku com ventos de ate 108 km/h e chuvas que causaram deslizamentos de terra e aumento do nível de rios, alagando a região e consequentemente ilhando os moradores. Regiões como Honshu também sofreram com o tufão.
"Nos esforçamos para voltar a ter a situação sob controle. A energia elétrica está cortada e a destruição das estradas impede que nossos veículos entrem nas zonas afetadas", afirmou uma fonte do corpo de bombeiros da cidade de Tanabe, no município de Wakayama (centro-oeste), o mais afetado.
Trajetória do "Tufãozinho", divulgado em vários telejornais e outros meios de comunicação por lá! |
É claro que pelo número de mortos e feridos já se percebe que dias antes o governo japonês já havia detectado que o Tufão Talas faria esta visita ao pequeno arquipélago japonês, por isso houveram muitos alertas pela TV, Jornais e demais meios de comunicação, o que graças a Deus culminou num pequeno número de mortos.
Por mais que o transporte por trem tenha sido interrompido houve a queda de uma ponte no povoado de Nachikatsuura que era utilizada pela companhia ferroviária JR West. Diversas regiões ficaram devastadas e o povo está em choque.
Houve o corte de luz e evacuação de centenas de casas em todo o país. Quem mora perto de encostas foi obrigado a deixar sua residência pelo risco de desabamentos de terras. O tráfego aéreo foi interrompido em várias regiões e pelo menos 375 vôos nacionais já foram cancelados.
Pelo menos 76,3 mil casas já estão sem energia nas cidades de Kinki e Shimane. O tufão Talas já é um dos mais devastadores desde 2004 no Japão.
A última catástrofe em 2004 provocada por um tufão no Japão registrou um número de 98 pessoas que morreram ou ficaram desaparecidas.
Agora só nos resta manter a fé de que mais nada de tão grave abale o Japão novamente, pois aquelas pessoas não merecem tanto sofrimento, mesmo sendo tão acostumados com catástrofes, terremotos, tufões, suicídios constantes, mesmo assim não merecem.
Glossário:
Tufão: É o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na porção ocidental do oceano Índico, entre julho e outubro. É o mesmo que furacão, só que na região equatorial do oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atinge o leste asiático.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário