8 de agosto de 2011

[Documentário] Artefatos - Arte e História Asiática


Há alguns meses atrás descobri um site excelente, que disponibiliza de graça, filmes, animações e  documentários Asiáticos (vide: Japoneses, chineses, norte e sul coreanos...), o blog Asianspace, que eu sinceramente me senti lisonjeado de encontrar, proporcionou-me mais um passo no conhecimento do oriente asiático, e principalmente de um país que admiro tanto: Japão.

Portanto, sem mais encher linguiça, decidi postar aqui no Otaku Landy para você que tem sede de conhecimento, é otaku, fã, admirador ou até mesmo simpatizante da cultura asiática, um documentário de 6 episódios do Discovery Channel de 2007 sobre a Ásia. Abaixo: Sinopse, Informações e links para download:


Sinopse: Como um santuário budista indiano influencia um templo japonês? Como porcos italianos e conchas estão relacionados com a porcelana? Por que os ferozes guerreiros da Mongólia usavam vestuários íntimos de seda? E como foi que a impressão em bloco de madeira trouxe uma revolução no Japão e na cultura europeia? Essas perguntas intrigantes são investigados em "Artefatos", uma série que explora as origens e as conexões ocultas entre a arte e artefatos de grandes culturas e sistemas de crenças em toda a Ásia - em uma viagem no tempo através dos continentes da Índia até a Tailândia, China e Japão - para compreender o impacto da caligrafia, cerâmica, arquitetura, metalurgia, impressão em bloco de madeira e a seda na história da Ásia e sobre a história do mundo em geral.

Dados do Documentário:

Título Original: ARTIFACTS: 6 part series on Asian art & history
Gênero: Documentário
Lançamento: 2007
País de Origem: EUA
Duração: 50 min
N° de Episódios: 6

Dados do Arquivo:

Servidores: MegaUpload
Tamanho: 750 MB
Formato do arquivo: Rar
Formato do Video: Avi
Idioma do Audio: Inglês
Legenda: Português
Codec do video: DivX
Codec do audio: Dolby AC3
Resolução: 720 x 368
Taxa de frames: 29,97fps
Qualidade do Vídeo: DvdRip


Links:
Episódio 1 - A Brush with Wisdom

Quando os ocidentais descobriram pela primeira vez pinturas chinesas, eles não puderam ver o seu valor. Eles nem sequer reconheciam como arte. Mas, como Confúcio observou, é possível olhar sem ver. Se você aprender a ver além da superfície destas pinturas, você vai descobrir a sua verdadeira beleza e encontrar as verdades mais profundas das filosofias de vida chinesas. Entre no mundo oculto da pintura chinesa. O que faz uma pintura chinesa tão distinta, tão imediatamente reconhecível como chinesa? É o assunto que os artistas chineses escolheram para pintar? São as diferentes ferramentas e técnicas que são usadas? Como vamos começar a entender esta tradição da pintura original que sobreviveu praticamente inalterada durante tantos séculos? Bem, na China, dizem que para entender a pintura você precisa entender a caligrafia - a arte de escrever caracteres chineses com um pincel.

Parte1 - MegaUpload
Parte2
- MegaUpload
Parte3 - MegaUpload
Parte4 - MegaUpload
Parte5 - MegaUpload
Parte6
- MegaUpload
Parte7 - MegaUpload
Parte8 - MegaUpload
Discovery.Artifacts.1of6.A.Brush.with.Wisdom.DivX.AC3


Episódio 2 - Sacred Spaces

A muito tempo atrás, na longínqua China, um aldeão que vivia ao longo das margens do Rio Amarelo, construiu uma cabana de barro simples para abrigar sua família. Milhares de anos mais tarde no ano 1420, os melhores artesãos do império colocaram os toques finais sobre a obra final da arquitetura chinesa - o Templo do Céu. Edifícios chineses evoluiram de simples para complexos, com grandes estruturas magníficas, telhados diferentes, colunas imponentes e ricos detalhes. Entre esta cabana de barro simples e esta estrutura incrivelmente complexa - todos os seus detalhes cheio de simbolismo cosmológico - é um conto de imperadores, monges, estudiosos e habilidosos artesãos - uma história que explica uma tradição arquitetônica de grande beleza e flexibilidade. E para começar esta história, no início, temos de saltar para trás dois milênios, para quando o brilhante tirano Qin Shihuang se torna o primeiro imperador da China unificada.

Parte1
- MegaUpload
Parte2
- MegaUpload
Parte3
- MegaUpload
Parte4 - MegaUpload
Parte5 - MegaUpload
Parte6
- MegaUpload
Parte7
- MegaUpload
Parte8 - MegaUpload
Discovery.Artifacts.2of6.Sacred.Spaces.DivX.AC3


Episódio 3 - The Mystery of Porcelain

Quando peças de porcelana chinesa foram vistas pela primeira vez no Ocidente, elas eram tão raras e requintadas que rapidamente se tornaram mais valiosas que o ouro. Por quê? Porque os europeus realmente não tinham idéia de como a porcelana era feita, e os comerciantes medievais italianos, que foram os primeiros a levarem a porcelana para a Europa, não podiam acreditar que era feita pelo homem. A única coisa com que eles podiam compará-la era com conchas, porque as conchas tem essa superfície requintada bem parecida com uma peça de porcelana. Em italiano, uma concha é chamada de "Porcellino" - um pouco de porco - porque meio que parece um leitão pequeno, daí a nossa palavra "porcelana". Os europeus foram imediatamente obcecados com o segredo da fabricação da porcelana, levando a todos os tipos de teorias malucas: Alguns pensavam que eram conchas esmagadas, outros pensaram que era uma pasta de peixe especial, que eles iriam deixar amadurecendo na terra por cem anos. Não admira que passariam séculos antes dos europeus sequer começarem a desvendar o grande mistério da porcelana. Os próprios chineses levaram milhares de anos para descobrir o segredo da porcelana - o produto de uma busca pela perfeição, que começou há mais de seis mil anos atrás.

Parte1
- MegaUpload
Parte2
- MegaUpload
Parte3
- MegaUpload
Parte4 - MegaUpload
Parte5 - MegaUpload
Parte6
- MegaUpload
Parte7 - MegaUpload
Parte8 - MegaUpload
Discovery.Artifacts.3of6.The.Mystery.of.Porcelain.DivX.AC3


Episódio 4 - Soul of the Samurai

Por que a espada de samurai sempre foi um símbolo poderoso da cultura japonesa? Dr. Inazo Nitobe, o homem retratado em notas de 5000 ienes no Japão, tentou responder a essa pergunta para o mundo. Como um diplomata japonês na Liga das Nações, ele foi perguntado por um colega ocidental como - sem instrução religiosa - o japonês poderia ensinar a seus filhos o certo do errado. Assim, no ano de 1900, o Dr. Nitobe escreveu um livro em Inglês chamado Bushido - o código dos samurais. Ele escreveu que este código guerreiro tornou-se o credo pelo qual a maioria dos japoneses viveram suas vidas. E, ele escreveu, assim como o código dos samurais é a alma do Japão, a espada é a alma do samurai. Para o Dr. Nitobe, a espada é uma obra de arte que representa a alma do samurai. Mas inicialmente a espada não era a arma de escolha do samurai. No início, eles lutavam com cavalos, e suas habilidades eram com o arco e flecha. Então, por que a espada, e não o arco e a flecha, tornou-se tão importante para o samurai e ao Japão? Para encontrar a resposta temos de ir fundo na história e lendas desta terra antiga.

Parte1
- MegaUpload
Parte2
- MegaUpload
Parte3 - MegaUpload
Parte4 - MegaUpload
Parte5 - MegaUpload
Parte6
- MegaUpload
Parte7
- MegaUpload
Parte8 - MegaUpload
Discovery.Artifacts.4of6.Soul.of.the.Samurai.DivX.AC3


Episódio 5 - Prints of the Floating World

Japão de hoje. Onde quer que você olhe, surpreendentes imagens lutam por sua atenção. Esta é a arte gráfica no que o Japão é famoso. É uma arte que tem suas raízes em um dos períodos mais dinâmicos do passado do Japão, a idade da gravura em madeira, ou "Ukiyo-e", uma forma de arte cujo impacto foi tão revolucionário no Japão como livros impressos de Gutenberg foram no oeste. Enquanto as pinturas dos impressionistas Monet, Van Gogh e Degas são brilhantes tesouros da cultura ocidental, sua inspiração não era ocidental em tudo. A verdadeira fonte de sua nova visão não estava na França, nem mesmo na Europa, mas em um país do outro lado do mundo - Japão! Na cidade agitada capital de Edo, que mais tarde seria conhecida como Tokyo, a maioria das impressões em madeira eram coisas para ser admiradas e, em seguida, jogadas fora, como quadrinhos ou jornais de hoje. Algumas impressões descartadas eram as vezes utilizadas como embalagem das cerâmicas para exportação para a América e Europa. Isso mostra como as impressões ou gravuras japonesas encontraram o seu caminho para as lojas de artefatos orientais de Londres e Paris. Inicialmente, elas foram quase despercebidas entre os artefatos da Ásia que chegavam à Europa. Mas quando essas impressões coloridas foram descobertos pelo mundo da arte, exposições foi rapidamente organizadas, e elas iriam abalar os alicerces da arte ocidental.

Parte1
- MegaUpload
Parte2
- MegaUpload
Parte3 - MegaUpload
Parte4 - MegaUpload
Parte5 - MegaUpload
Parte6
- MegaUpload
Parte7
- MegaUpload
Parte8 - MegaUpload
Discovery.Artifacts.5of6.Prints.of.the.Floating.World.DivX.AC3

Episódio 6 - Silk The Thread Connecting East and West

Bonita, lisa, macia, delicada, forte e preciosa: a seda. Este tecido incrível cativou a imaginação humana por mais de 2000 anos. Ao longo da história, ele vestiu os ricos e poderosos. Mas mais do que isso, tem sido uma forma de moeda, um instrumento da diplomacia, um emblema da categoria, e um tecido do divino. E a seda, acima de todos os outros tesouros, tem sido o fio condutor do Oriente e Ocidente. É um artefato que tem realmente influenciou a história. A descoberta da seda é dito que teve lugar na China há quase dois mil e quinhentos anos atrás pela esposa do "imperador amarelo" Huang Di. Diz a lenda que a senhora H'si Ling fez a descoberta quando um casulo de seda caiu de uma amoreira em seu chá quente onde começou a se desfazer. A imperatriz foi venerada desde lá como a "dama da seda", que ensinou os chineses a cultivar amoreiras e criar bichos da seda. Sua descoberta do segredo da seda iria influenciar profundamente a história da China e do mundo.

Parte1
- MegaUpload
Parte2
- MegaUpload
Parte3
- MegaUpload
Parte4 - MegaUpload
Parte5 - MegaUpload
Parte6
- MegaUpload
Parte7
- MegaUpload
Parte8 - MegaUpload
Discovery.Artifacts.6of6.Silk.The.Thread.Connecting.East.and.West.DivX.AC3



Se houver algum interesse em obter esse documentário em DVD, é só visitar o Shopdoramas, click aqui.

Obrigado Asian Space, futuro parceiro do Otaku Landy



Nenhum comentário: