Mangás em formato eBook, legíveis em dispositivos móveis e pc’s, estão dando lucro no Japão graças aos milhões de usuários de aparelhos celulares. A explicação para o sucesso do formato deve-se ao grande número de pessoas que cultivam o hábito da leitura enquanto passam uma boa parte do tempo em trens, indo ao trabalho ou às aulas. Outro motivo que também poderia explicar a adoção da leitura em celulares é o fato de que o espaço é um item cada vez mais escasso dentro do Japão, obrigando as pessoas a não acumular volumes de livros e mangás dentro de seus lares.
À procura por títulos de mangá para download pago é tanto que dos 33 mil livros vendidos pela eBook Japan, principal site de comercialização de conteúdo digital, mais de são 26 mil mangás, lidos apenas com o uso de um aplicativo próprio, baixado gratuitamente pelos usuários. O preço de cada volume varia entre 3 e 4 dólares, quantia módica em relação ao padrão de vida japonês.
Os números do sucesso – Uma pesquisa sobre a comercialização de conteúdo digital no território nipônico mostrou o verdadeiro potencial que este segmento tem mostrado nos últimos anos:cerca de 32,7% dos usuários de celulares no Japão leem obras em formato digital através de seus aparelhos, sendo que os mangás constituem 80% dos títulos lidos, formando a maior parte do acervo dos sites de download legal. Além disso, a compra de obras digitalizadas vêm angariando tantos adeptos que só em 2008 os japoneses gastaram mais de 464 milhões de dólares em eBooks, um aumento de 131% em relação ao ano anterior – sendo que a maior parte dessas compras (cerca de 86%) foram feitas apenas por usuários de celular.
Link do eBook Japan
Fonte: Japan Pop Cuiabá
Nenhum comentário:
Postar um comentário