11 de junho de 2009

Anime O Que é?

Definição Principal

O nome usado para se referir a qualquer produto de animação (ou "desenhos animados") produzido no Japão. A palavra
anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. 


A origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra inglesa animation (animação) ou da palavra francesa animée (animado), versão defendida por pesquisadores como Frederik L Schodt e Alfons Moliné. Também pode ser denominado japanimation em inglês. A palavra não precisa ser lida como oxítona, pois na língua japonesa não existe diferenciação entre paroxítonas e oxítonas. 


Ao contrário do que muitos pensam, a animação não é um género, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os géneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, erótico etc).


Alguns animes, uma boa parte, possuem sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Mangá quer dizer "figuras irresponsáveis", pelo humor e espirituosidade nelas contidas e em suas situações, desenvolvidas mais tarde numa estrutura de história em quadrinhos por Rakuten Kitazawa. Às vezes,

pode-se encontrar o termo para designar os animes no mercado estrangeiro. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de series para a televisão, filmes ou OVAs.


Géneros

Lembro me quando a um tempo atrás eu estava conversando sobre os Gêneros de animes existentes com meu amigo Marcos e ele comentou sobre a existencia dos gêneros Yaoi e Yuri, fiquei de certa forma abismado, mas é né, fazer o que o japonêses são mô Pervertidos ^^, mas voltando ao assunto existem vários estilos eles abaixo:

  • shoujo: são voltados para um público feminino jovem.


    • shoujo-ai: romance entre personagens femininos.
    • mahou shoujo: caracterizados por garotas com poderes mágicos.



  • shounen: são voltados para um público masculino jovem.


    • shounen-ai: romance entre personagens masculinos.
    • mahou shounen:garotos com poderes magicos, este gênero foi criado depois de magical girl.


  • seinen: animes voltados para homens adultos.
  • josei: animes voltados para mulheres adultas.
  • kodomo: japonês para "criança", são voltados para crianças menores.
  • mecha: animes caracterizados por robôs gigantes.
  • ecchi: japonês para "indecente". O nome origina-se da leitura da letra H em inglês. Contém humor sexual bem moderado.
  • hentai: japonês para "tarado" ou "pervertido", usado para descrever animes pornográficos. No entanto, no Japão os termos usados são Poruno ou Ero.
  • kemono (animais)
  • futanari (hermafroditas)
  • lolikon (crianças - adolescentes femininos)
  • shotakon (crianças - adolescentes masculinos)
  • yaoi (homossexualidade masculina; pode ou não ser hentai depende do anime)
  • yuri (homossexualidade feminina;pode ou não ser hentai depende do anime)
  • ero (adultos): no oriente Ero é conhecido como Hentai, assim Hentai é conhecido Ero.
Os seguintes não são gêneros propriamente ditos, mas característica bastante presen
te em tais desenhos:
  • bishounen: japonês para "garoto bonito", termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninos e homens bonitos.
  • bishoujo: japonês para "garota bonita", termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninas e mulheres bonitas.
Outros gêneros paralelos aos ocidentais são: aventura, ação, ficção científica, comédia, desporto, drama, fantasia e romance. Há ainda temas que se repetem várias vezes: colegiais, demônios, artes marciais, magia, terror.


Final Do século XX

As décadas dos 80 e 90 trouxeram coincidem com a irrupção a grande escala do a

nime em ocidente, entre cujos principais expoentes estariam séries como Dragon Ball (baseada no mangá homônimo de Akira Toriyama), Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco), Rurouni Kenshin (O guerreiro samurai ou Samurai X), Slayers, Neon Genesis Evangelion (do diretor Hideaki Anno), Marmalade Boy ou Kimagure Orange Road, Inuyasha de Rumiko Ta
kahashi, Yu-Gi-Oh! de Kazuki Takahashi, que permitiram o redescubrimiento do tema em ocidente e que em muitos países abriram o caminho à criação de culturas otakus próprias. Assim como também a massificação das cicas mágicas como Sailor Moon e Magic Knight Rayearth.

Inícios do século XXI

Uma parte considerável dos mangás de sucesso no Japão acabam na atualidade com sua versão em anime, exemplos claros dos quais são séries como Bleach, Inuyasha, Naruto, e Fullmetal Alchemist, entre muitas outras. Começam a ser menos freqüentes as séries de anime originais (no sentido de não estar baseadas em mangá) além de dar-se muito menos o caso de mangá criado a partir de um anime.

Além disso, o terreno preparado em ocidente pelas séries das décadas anteriores permitiu que grande parte do anime criado seja traduzido e distribuído nos mercados de todo o mundo. Nos últimos anos surge além disso em ocidente, da mão das culturas otaku da década dos noventa, grande quantidade de grupos e fansub que se encarregam de distribuir por internet muitas séries de anime (e mediante escaneos também os mangás mais conhecidos) Isto é ao mesmo tempo causa e conseqüência da crescente distribuição do anime fora do Japão, já que muitas séries já contam com renome antes de ser formadas e traduzidas, o qual permite seu mais fácil exportação.


Você Gostou da Notícia? Então clique aqui comente.   


Nenhum comentário: